Radio

terça-feira, 19 de novembro de 2013

MIDRÍASE PUPILAR

O nome é estranho mas a explicação é simples.
Midríase é a dilatação da pupila em função da contração do músculo dilatador da pupila. Seu contrário, ou seja, a contração da pupila, é conhecida como miose.

A dilatação do diâmetro pupilar pode ser produzida por algumas drogas, como por exemplo, atropina, alguns tóxicos, substâncias de abuso tipo cocaína, álcool, e também podem estar relacionadas a lesões cerebrais focais, (por exemplo, do tronco encefálico) ou pode ser, ainda, uma das reações da síndrome do pânico.
A visualização das estruturas mais internas do olho só é possível se a pupila estiver dilatada. A sua dilatação permite a avaliação e diagnóstico de patologias tais como: cataratas, descolamento da retina, diabetes e hipertensão arterial.
A dilatação das pupilas também é necessária para o tratamento de algumas patologias oculares, tais como uveíte, e em algumas cirurgias do olho.
Num aspecto bem romântico, pode ocorrer midríase pupilar diante do interesse amoroso por alguém, quando o (ou a) pretendente é observado(a). Não é lindo?

Fonte: http://saudevisual.com.br/saude/o-que-e/521-midriase

Nenhum comentário:

Postar um comentário